ESL TEACHING DURING
&
AFTER WORLD PANDEMIC

ESL TEACHING DURING AND AFTER WORLD PANDEMIC

O Projeto ESL teachingDuringandAfter World Pandemic (Ensino de Inglês Durante e Após a Pandemia), um dos sete, dentre os 40 outros projetos submetidos, contemplado com recursos financeiros provenientes da Embaixada Americana, por meio do Consulado Geral em Recife, consiste na oferta de três cursos, de 40 horas cada, voltados à capacitação de professores em formação e à qualificação de docentes de escolas públicas e privadas no ensino de inglês com uso de tecnologias digitais.

Os cursos são ministrados em inglês na modalidade remota, com acompanhamento de tutor, por meio da plataforma de EAD desenvolvida pela Universidade Federal do Ceará - “SOLAR”. O primeiro curso, “Abordagem Interativa para o Ensino de Línguas por meio de Tecnologia”(Interactive Approach to Technology LanguageTeaching), aconteceu nos meses de maio e junho. Em julho, terá início o segundo curso, “Ferramentas Digitais para Ensino de Línguas”(Digital Tools for LanguageTeaching).

Apresentamos a seguir, descrição do curso 3, período de realização e informações sobre inscrições.




CURSO 3: “Elaboração de Material Didático para Ensino de Inglês com Tecnologia Digital” (Designing ESL Teaching Material Using Digital Technology)


No terceiro curso, “Elaboração de Material Didático para Ensino de Inglês com Tecnologia Digital”, os professores irão explorar os principais componentes do planejamento de aulas. À medida que exploram esses componentes-chave, eles aprenderão a importância de integrarem recursos tecnológicos e ferramentas digitais harmonicamente, usando tecnologia para envolver e apoiar seus alunos. Eles também aprenderão as melhores maneiras de gerenciar suas aulas e aproveitar ao máximo os recursos digitais de ensino disponíveis.

O Curso 3, de 40 horas, tem 4 unidades e dois meses de duração, abordando o seguinte conteúdo:

1. Abordagens de Planejamento de Currículo e Aulas;

2. Planejamento de Aulas Online;

3. Planejamento de Aulas Usando Ferramentas Digitais;

4. Elaboração de aulas Usando Ferramentas Digitais.

Período de realização: 06 de setembro a 29 de outubro 2021

Período de inscrição: 23 a 31 agosto 2021

Requisitos para inscrição online: ter endereço de e-mail (qualquer um que não seja “yahoo”) e acessar o link: (LINK)

Número de vagas: 40, matriculas efetuadas por ordem de submissão de inscrição (participantes receberão em e-mail com link para acesso as aulas)

Critérios para preenchimento de vagas: As vagas serão preenchidas seguindo a seguinte ordem de critérios:

  • 1. Ter cursado, com aproveitamento, o primeiro e o segundo curso;
  • 2. Ter se inscrito, mas não ter sido matriculado (excedente de vagas), no primeiro ou no segundo curso;
  • 3. Não ter pleiteado inscrição para o primeiro ou para o segundo curso.


Inscrição no curso 3
  • Prof(a) Dra. Diana Costa Fortier Silva(DELILT-UFC) CCD Coordenadora do Projeto

    Possui graduação em Letras-Inglês (2000) e Letras-Francês (2014) pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2004) e doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGET/UFSC - 2016). É professora de Língua Inglesa no Curso de Letras-Inglês da Universidade Federal do Ceará desde 2010, atuando principalmente na habilitação Noturna do Curso de Letras-Inglês, trabalhando também no ensino à distância da instituição (Letras-Inglês EAD/UAB). É professora-colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução/POET-UFC. Tem experiência nas áreas de Ensino de Língua Inglesa e de Língua Portuguesa para estrangeiros, uso de novas tecnologias de ensino, formação de professores de Língua Inglesa, terminologia/terminografia e tradução técnica. Atua também como tradutora juramentada habilitada pela Junta Comercial do Estado do Ceará e como coordenadora do Projeto LETRARE – Laboratório de Tradução, Revisão e Edição de Textos Acadêmicos da UFC.

  • Prof Dr Ronaldo Magueira de Lima Júnior(DELILT/UFC) Coordenador

    Possui bacharel (2006) e licenciatura (2006) em Letras-Inglês pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado em Linguística Aplicada (2008) pela Universidade de Brasília (UnB), e doutorado em Linguística (2012) pela Universidade de Brasília (UnB). É professor do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Mestrado Profissional em Letras, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC).

  • Prof(a) Dr(a) Vládia Maria Cabral Borges(PPGL/UFC) Coordenador

    Graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1979). Possui mestrado em Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (1996); tema da dissertação: processamento de textos em inglês como língua estrangeira e Ph.D. em Educação com área de concentração em Ensino de Inglês como Segunda Língua pela Universidade de Rhode Island, EUA (2006); tema da tese: Ensino-aprendizagem de línguas mediado pelo computador. É professora aposentada do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da Universidade Federal do Ceará. Lecionou disciplinas de língua inglesa e aquelas ligadas à formação e treinamento de professores. É professora colaboradora na Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), pesquisando e orientando nas áreas de: processamento textual; aquisição de segunda língua; metodologia de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; e ensino-aprendizagem de línguas mediado por computador.

Realização

Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará (CETREDE-URC)

Embaixada Americana - Consulado Geral em Recife.